São inúmeras as personalidades que partiram neste ano de 2019. Alguns de forma trágica, como foi o caso do jornalista Ricardo Boechat, da modelo Caroline Bittencourt, e recentemente do jovem cantor Gabriel Diniz. Certamente tem sido um ano difícil para muitas famílias e fãs de todas essas pessoas queridas.
Desta vez, quem partiu e deixará saudades é o jornalista, escritor, sociólogo, ufólogo e acadêmico das letras, Walcyr Monteiro, aos 79 anos. Ele morreu nesta madrugada (29) após complicações decorrentes de uma pneumonia.
Nascido em 27 de Janeiro de 1940, em Belém do Pará, Walcyr Monteiro foi um jornalista de destaque, trabalhou e colaborou com diversos jornais e revistas. Foi professor do ensino médio e superior nas disciplinas de Antropologia Cultural, Economia Brasileira e Ciência Política. Era presidente do Centro Paraense de Estudos do Folclore e secretário do Instituto Histórico Geográfico do Pará.
Foi autor de obras como “Visagens e Assombrações”. Livro que fala sobre lendas paraenses. Este livro fez tanto sucesso que foi adaptado na forma audiovisual, através dos filmes Lendas Amazônicas de 1998 (loga-metragem) e Visagem de 2006 (curta-metragem).