Foi graças ao treinamento recebido no projeto Samuzinho, que Walter percebeu que o primo estava com engasgo total, então manteve a calma e realizou o procedimento correto para aquela situação.
Para a situação de Davi, a manobra correta e utilizada por Walter é chamada de Heimlich, é preciso que o socorrista vá para trás da vítima, a abrace por trás e faça uma forte pressão no diafragma, abaixo dos pulmões, a manobra faz com que a pessoa engasgada tussa desobstruindo as vias respiratórias.
“O engasgo parcial é aquele mais comum com saliva, água e a gente consegue tossir, já o engasgo total o sofrido por Davi é aquele que a gente não consegue falar, tossir e respirar. Nesse caso o paciente fica cianótico, ou seja, fica roxo”, informa Elisângela, que revela quais os ensinamentos passados para as crianças no projeto. “Eles são orientados a identificar engasgos, desmaios, paradas cardíacas e em seguida o que fazer diante dessa situação. Eles são orientados a chamar um adulto e orientar o adulto sobre o que deve ser feito. Eles são nossa ponte”, conclui Elisângela sobre a orientação básica de primeiros socorros.