Na última segunda-feira (20) o lavrador Manoel Ferreira da Silva de 51 anos de idade passou por uma cirurgia para retirar uma pedra de sua bexiga. Ele ainda se surpreende com o fato de que a pedra tinha 1,3kg e 18cm. A cirurgia ocorreu em um hospital de Jacobina, localizada ao norte da Bahia. Ele revelou que estava surpreso com o tamanho da pedra pois não tinha noção da dimensão da gravidade do problema.
O médico que ficou responsável pela retirada da pedra, informou que este é um dos maiores cálculos de bexiga encontrados até hoje me pacientes. Ele aproveitou o momento que frisou que esta pedra devia estar crescendo no interior do órgão do homem há pelo menos uns 20 anos, pelo tamanho que estava no momento de sua retirada.
O homem relatou que nunca passou pela sua cabeça que o tamanho da pedra estivesse assim. Ele contou que sentia dor, mas que nunca imaginou que era desta dimensão que se encontrava o causador de sua dor. Ele contou que imaginou que fosse algo bem menor do que o que foi retirado de fato. Ainda nesta quarta-feira (22) ele está internado na unidade de saúde e segue se recuperando da retirada da pedra.
Agora após a retirada do cálculo de sua bexiga, e seu estado de saúde ser estável, Manoel disse que se sente muito melhor e que acredita que isso que aconteceu com ele, ele não tem dúvidas que se trata de um milagre. Visto a extensão do problema que o homem não tomou conhecimento até que sua cirurgia foi realizada, ele acredita que só pode se tratar de um milagre ele estar tão bem depois de um grande susto e uma surpresa destas. Ele disse que nunca lhe faltou fé a respeito desta situação e que este foi um milagre, e agradece muito a Deus e ao médico que realizou sua operação.
Ele conta que agora só pensa a respeito de sua recuperação, e quer que ocorra logo e que ele fique melhor, para que possa voltar para sua vida. Ele pretende depois de se recuperar voltar a plantar milho na zona rural do município de Miguel Calmon, onde faz residência.
Durante este processo, o homem esteve acompanhado de uma de suas três filhas no hospital, Samara. A filha falou a respeito da situação, e se mostrou muito temente a Deus como o pai, ela disse que o médico que realizou a cirurgia foi colocado por Deus em frente a eles e que graças a isso o seu pai agora irá melhorar, e se recuperar muito bem depois desta surpresa e deste susto que eles acabaram passando.
Todo o procedimento para que a pedra fosse retirada da bexiga do homem, foi feito no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho. O médico responsável pelo procedimento foi João Cleber Coutinho. O médico revelou que ficou muito surpreso com a situação. Este tipo de procedimento para retirada de cálculo costuma demorar cerca de 20 minutos. Este acabou durando por volta de 1h30. Além de João Cleber, outros cinco especialistas estavam no local para auxiliar com a cirurgia.
A respeito da cirurgia, João Cleber destacou alguns pontos. Os exames que foram feitos anteriormente, como a ultrassonografia, mostraram que a pedra tinha cerca de 10 cm. Ao iniciarem a cirurgia prevista para uma duração bem reduzida do que de fato foi, eles perceberam que a situação era bem mais complicada do que eles imaginavam. O médico relata que a cirurgia foi bastante complicada e que ao conseguirem retirar a pedra da bexiga do homem, eles foram medir para saber de fato a dimensão, e descobriram que ela tinha 18 cm. Sendo assim, devido ao que foi mostrado nos exames, esta foi uma grande surpresa para o médico e toda sua equipe que não esperava de forma alguma que fosse deste tamanho.
O médico afirmou que o paciente relatou para ele que há cerca de 10 anos vinha sentindo uma espécie de ardência ao urinar, e que também sentia um certo peso na barriga. Mas que só em janeiro deste ano de fato o homem foi procurar saber a respeito do que estaria causando a dor. E foi aí que identificaram o calculo, que anteriormente se estimava ser de 10 cm. A partir daí o paciente foi encaminhado para Salvador. Ele foi alertado que precisaria realizar uma cirurgia para que a pedra fosse removida. O homem juntamente com os médicos só descobriu que a pedra era muito maior do que eles estimavam e esperavam logo quando a cirurgia seria de fato realizada.
Segundo o médico que retirou o cálculo afirmou, esta deve ser uma das maiores pedras retiradas da bexiga até hoje no mundo todo. Ele revelou que inclusive fez algumas comparações com literaturas mundiais. Ele afirma que foram relatadas pedras de até 12cm mas que normalmente pesavam cerca de 770gr, mas que essa chegou a 1,3kg.